sexta-feira, 15 de abril de 2011

Peças em destaque n. 1 (ceramica)

Peças em barro feitas a mão: levadas ao forno numa temperatura de 800ºC (peça biscoito). Esmaltadas e queimadas numa teperatura média entre 1000ºC a 1100ºC. O trabalho em argila, torna-se fascinante quando feitas de forma homogênea, ou melhor, com um material  sem impurezas, alcalinas e duráveis. 


Peças torneadas ou modeladas:  podem ser agregadas a outros tipos de materiais que deixam qualquer trabalho com excelência. Madeira, ferro, etc.., têm o poder de fazer qualquer ambiente mais feliz, junto com a irmã argila, eles ficam realmente poderosos.


Outra inovação dentro das artes plásticas: trabalho da corda-seca aplicada nas placas feito de barro Técnica milenar, rica em detalhes, com um colorido fascinante que  tem despertado interesse à alguns artesãos.


As telhas têm recebido a técnica da corda-seca e inevitavelmente têm se tornado um espetáculo à parte. Outras peças que chamam a atenção do público, principalmente, da classe média alta são os vasos que recebem em suas pinturas uma tinta lustre, proporcionado um brilho mais do que especial. Estas são criadas com exclusividade, pois não existem
outras peças iguais dentro do mercado.


Voltando às placas, quadros imensos podem ser formados com qualidade e com um belo acabamento. Os modelos ficam a crtiério do cliente, que pode personalizar o seu ambiente de trabalho ou sua casa.


Colares feitos de puro barro é o "point" do momento. Esse material chamou a atenção até de grandes modelos internacionais nos desfiles da SPFW. Ao contrário do que muitos pensam, esses colares depois de passarem por processos, tornam-se leves e lindos.
Convido aos interessados na arte de fazer cerâmica, que postem seus comentários e dúvidas, a fim de que possa atendê-los melhor. Por fim, tudo que houver necessidade, esteja ao meu alcance e dentro do meu conhecimento. Rita Menezes (Prof.ª de Artes e Artesanato) - e-mail: ritamenezesceramica@live.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário